Como decorar a casa para o Natal?

Confira dicas para montar ambientes temáticos nesta época

O fim do ano chegou e, com ele, as comemorações de Natal e Ano Novo. Nesta época, uma das maiores tradições é a decoração natalina em casas, comércios, empresas e cidades. Um verdadeiro festival de cores, luzes e muita magia.

Pela tradição, deve-se iniciar a decoração da casa, principalmente a montagem da árvore, no primeiro domingo do Tempo do Advento, que acontece quatro domingos antes do Natal. Em 2018, a data seria 02 de dezembro. Mas quem aguenta esperar até este dia?

Se você prefere seguir a tradição, confira algumas dicas para trazer o clima natalino para a sua casa com pouco investimento. E não se esqueça de que a desmontagem da decoração deve ser feita somente no dia 06 de janeiro, Dia de Reis.

Portas de entrada:

Para dar as boas vindas aos convidados e visitas, decore a porta com uma guirlanda, meia de Natal ou laços decorativos. Para dar aquele toque especial, opte por colocar algum tapete que também possua uma mensagem receptiva, como “Bem vindo”, “Feliz Natal” etc.

Salas de estar/jantar:

Esses ambientes são os que mais acolhem os convidados. Por isso é valido caprichar na decoração, mantendo um equilíbrio para não exagerar.

Nas salas de estar, além da tradicional árvore de Natal, aposte em objetos de decoração que combinem com o tema. Os porta-objetos da Astra na cor bordô, tradicionalmente usados no banheiro, são ótimos aliados na decoração da sala de estar. Os nichos podem ser aproveitados para abrigar itens de Natal.

Nas salas de jantar, utilize jogos americanos em cores que casem com a época, como o vermelho, verde ou dourado, e combine com pratos temáticos, guardanapos de papel decorativos e outros itens.

 

Varandas:

As varandas são um cantinho aconchegante para o café da manhã a dois. O uso de xícaras, pratos, potes, guardanapos e até talheres decorativos proporcionam uma refeição mais feliz, lúdica e acolhedora nesta época.

Cozinhas:

O espírito natalino pode estar presente também na preparação dos alimentos. Utilize os tons mais comuns para a época nos itens da cozinha (escorredores, talheres, utensílios, pratos, galheteiros). Os detalhes fazem a diferença na decoração.

Banheiros:

Nos banheiros, onde geralmente a cor predominante é a branca, o ideal é apostar em cor nos acessórios para banheiro, como vermelho, prata e ouro. Use a criatividade para incrementar ainda este ambiente, que costuma ser esquecido quando se pensa em decorações temáticas. Confira algumas dicas:

  1. Por que não instalar um nicho acima do vaso sanitário? Você pode usá-lo para colocar objetos natalinos e também toalhas de rosto. Outra dica é decorar o box do banheiro com adesivos temáticos. As crianças vão adorar.
  2. Aproveite um pote de vidro – aqueles de doces e balas – para encher com bolinhas de Natal na cor desejada. Combine os acessórios e até a toalha de rosto com o tom escolhido.
  3. Você também pode reaproveitar os aromatizadores de ambiente, colocando um laço decorativo e enfeites natalinos na ponta de um ou dois palitos.