Caixa sifonada: para que serve e como limpar

Ninguém aguenta conviver com o mau cheiro que volta do esgoto. Para isso é necessário manter o sistema hidráulico da construção em perfeito estado.

A caixa sifonada é um dos itens do sistema hidráulico que tem por objetivo escoar a água de despejo corretamente pela tubulação até o esgoto, impedindo que os gases voltem para dentro da casa. As caixas podem ser utilizadas em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e ambientes externos.

A Astra fabrica caixas sifonadas em quatro medidas diferentes. A indicação de cada uma depende de quantos ramais de entrada e diâmetro da saída o sistema hidráulico requer, e também da vazão da água de despejo. Para vazões maiores, como áreas externas (varandas, áreas de serviço etc) recomendam-se caixas maiores, de 15cmx15cm ou 15cmx18cm. Para o box do banheiro são indicadas as menores, de 10cmx9cm ou 10cmx12cm.

Limpeza

Para um melhor aproveitamento da caixa sifonada é necessário realizar manutenção duas vezes ao ano ou quando a pessoa notar entupimento (água retornando pela grelha). Por acumular resíduos, como cabelos, folhas e restos de alimentos, a caixa sifonada deve ser limpa retirando-se a grelha, que dá o acabamento por fora, e removendo as sujeiras que podem impedir o funcionamento.