fbpx

Ambientes coloridos para crianças

Descubra como as cores podem interferir no desenvolvimento infantil

As cores tem grande influência no desenvolvimento e aprendizado de uma criança. É na época da infância que a criança mais absorve informações, faz descobertas e recebe estímulos. Por isso, é nesse período da vida que as cores se tornam tão influentes para o desenvolvimento dos pequenos.

As cores proporcionam estímulos positivos que, se utilizados de forma correta, podem gerar importantes interações da criança com o ambiente em que ela está presente.

É importante ter cuidado para não inserir cores em grande quantidade e variedade. Ter equilíbrio e harmonia de cores no ambiente evita causar cansaço visual, fazendo com que a criança goste de passar o tempo naquele ambiente.

Aproveite para se inspirar na personalidade do seu pequeno e decorar o quarto dele de forma especial, confira algumas dicas:

 

  • Como as cores mexem com o emocional de qualquer ser humano, procure investir na parede dos quartos em cores mais neutras como branco, bege e tons pastéis.
  • Você pode investir em almofadas coloridas. Além de deixar o quarto mais confortável, elas dão um ar mais moderno ao cômodo.
  • Um adesivo ou papel de parede coloridos pode ser uma super alternativa para tornar o quarto um ambiente mais interativo para o pequeno.

 

 

  • Tapetes coloridos são ótimas opções para compor a decoração de um quarto infantil. Sejam estampados ou com formas geométricas diferenciadas, eles evitam que a criança fique em contato direto com o chão. Você pode optar por um tapete grande ou fazer uma composição com vários tapetes pequenos.

 

 

  • Móveis coloridos são a chave para deixar o ambiente lindo e descontraído, sejam armários, cômodas etc.
  • Por fim, não se esqueça das utilidades domésticas que darão um toque final de cor ao quarto dos seus pequenos. Elas facilitam a organização dos brinquedos e acessórios no quarto e deixam o ambiente lúdico e convidativo para a criança.
  • Procure sempre ter em casa materiais para colorir (lápis de cor, canetinhas e giz de cera etc), pois é uma forma das crianças colocarem para fora sua criatividade.

Ainda...

Quando a criança estiver próxima ao momento do desfralde e o início do aprendizado para uso do banheiro tradicional, é importante investir em utilidades domésticas coloridas próprias para banheiro e assentos infantis. Assim, o momento de usar o banheiro se torna mais fácil e divertido, evitando possíveis traumas.

 

 

 

Confira na prática como é possível decorar um quarto infantil de forma simples: