Acessibilidade em casa

Todo mundo merece conforto, segurança e autonomia no lar

Todo mundo, em algum momento da vida, vai precisar de um ambiente mais acessível em casa. Por isso é sempre importante, antes de efetuar qualquer obra ou reforma doméstica, pensar em itens que possam facilitar o acesso de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, em processo pós-operatório, gestantes, idosos, crianças e, sobretudo, de qualquer pessoa que preze por ambientes mais seguros, confortáveis e que proporcionem autonomia em todas as fases da vida.

Exemplos de situações que requerem alguns cuidados

Gestação: a mulher grávida tem mais dificuldade para se equilibrar e executar algumas ações. Uma barra de apoio na área do box pode ser essencial para proporcionar mais segurança à gestante.

Desfralde: uma criança que está deixando de usar fraldas pode ser estimulada a usar a bacia sanitária se ela estiver com o redutor de assento, que impede que a criança caia na abertura do vaso.

Acidente ou doença que dificulte os movimentos: se o ato de sentar-se e levantar-se for penoso, um assento sanitário elevado pode ser extremamente útil no banheiro.

Cadeira de rodas: um cadeirante precisa de espaços maiores para movimentar-se. Por isso, é necessário um banheiro amplo, com área de transferência adequada para o vaso sanitário, acessórios ao alcance das mãos, cortina no lugar do box de vidro, barras de apoio, cadeira de banho, lixeira com abertura facilitada pelo clique, entre outros recursos que ajudam a pessoa a ter mais autonomia na hora da higiene pessoal.

Nanismo: é fundamental que o ambiente esteja adaptado à altura de uma pessoa com nanismo. Acessórios com ventosa são uma boa opção, pois além de não precisarem de furo para serem instalados, ainda podem ser fixados em qualquer altura, facilitando o acesso. O espelho articulável, que permite angulação de até 10°, também é um excelente aliado para quem possui baixa estatura e mora com pessoas mais altas. O espelho pode ser posicionado de uma forma que facilite a visualização da pessoa com nanismo e, depois, recolocado na posição original. É recomendado que a instalação do espelho seja feita de uma forma que atenda às necessidades de todos os usuários da casa.

Idoso: o envelhecimento naturalmente provoca problemas nas articulações e dificuldades para se equilibrar. Os cuidados devem ser redobrados em casa, principalmente na hora do banho, para evitar escorregões e quedas. Barras de apoio, bancos e cadeiras de banho são itens que auxiliam e proporcionam mais segurança ao idoso.

São inúmeros os exemplos de situações temporárias ou permanentes que requerem ambientes mais acessíveis. Em residências, cabe a cada usuário avaliar a sua necessidade para identificar os produtos mais adequados ao seu caso, analisando as especificações técnicas dos itens e buscando orientação profissional, se for preciso.

Para ambientes públicos ou privados de uso comum existe uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Esta norma apresenta também as especificações dos produtos que são considerados adequados e permitidos nestes locais. Portanto, o projeto do ambiente público ou privado de uso comum precisa atender aos requisitos da norma ABNT NBR 9050:2015.

 

A Astra possui uma vasta linha de produtos para acessibilidade. São acessórios, assentos sanitários, bancos e cadeiras de banho, barras de apoio e até uma banheira focados em ambientes residenciais. Confira os itens que compõem a linha. Clique aqui.