fbpx

5 passos para enfrentar o desfralde de forma mais tranquila

desfralde é um momento de transição da criança que exige muita paciência e dedicação dos papais e mamães. Por isso, é extremamente necessário que o adulto responsável acompanhe o pequeno durante este período de mudança.

E que tal aproveitar o tempo livre da quarentena para se dedicar a este momento tão importante? Assim, é possível realizar essa missão com tranquilidade e evitar situações de estresse. Para isso, separamos algumas indicações de especialistas, confira.

Sinta o tempo da criança: É necessário respeitar o desenvolvimento do pequeno e identificar os sinais de quando está mais preparado para deixar de usar a fralda.

Utilize os acessórios corretos: É normal que a criança tenha medo do vaso sanitário, é algo novo. Para que ela fique a vontade, utilize apoio para os pés e redutores de assento. Para descontrair ainda mais o ambiente, você pode optar por um banheiro colorido, o uso de acessórios com estampas infantis e até mesmo brinquedos.

Não force a situação: Jamais pressione a criança e tenha pressa no desfralde; isso a estressa e atrapalha ainda mais o processo. Além disso, cada criança tem seu tempo de maturação e adaptação à nova realidade.

Desfralde diurno X desfralde noturno: Inicie pelo desfralde diurno e faça a colocação da fralda apenas antes de dormir. Com o passar do tempo, comece a tirar a fralda também durante a noite, sempre colocando a criança para fazer xixi antes de dormir e reforçando que pode lhe chamar caso esteja com vontade de ir ao banheiro.

Entenda a regressão: Os escapes são mais normais do que imaginamos e vão acontecer. Se após o desfralde a criança voltar a fazer xixi durante o dia ou à noite, não se preocupe. Não há nenhum problema em voltar a usar fralda.

O mais importante é não desistir e entender que essa fase da primeira infância passa voando. No final de todo esforço, você perceberá que valeu a pena ter passado por este momento e ver a evolução do seu filho.