Tempo de Leitura: 3 minutos

No Dia da Água, 22 de março, confira algumas crenças sobre sustentabilidade relacionada ao recurso

Na foto podemos ver uma toneira com acabamento prata com uma gota escorrendo. Ao fundo uma parede amarela com acabamento amadeirado.

Quando o assunto é água, rapidamente pensamos em economia e, logo em seguida, diversas dúvidas surgem.

Por se tratar de um recurso finito e essencial para vida, a redução do consumo é uma prioridade para ajudar o planeta e garantir o futuro das gerações.

Dentro de casa, as atividades do cotidiano requerem, continuamente, litros de água para atender às necessidades de consumo e higiene.

Dentre elas, as atividades no banheiro podem ser as vilãs quando falamos em economia de água.

Banhos longos, torneiras abertas e descargas contínuas são algumas das maiores formas de desperdiçar água no dia a dia.

Para acabar com mistérios e lhe ajudar a poupar esse recurso de forma segura, listamos alguns mitos e verdades sobre gambiarras e crenças que envolvem a economia de água no banheiro, confira:Open in WP Editor

Usar o vaso sanitário como lixeira não afeta na economia de água

MITO! Jogar papel higiênico, algodão, absorvente e até mesmo cabelo são hábitos que podem levar ao entupimento do vaso sanitário.

Esse hábito pode provocar mais gastos de água do que imaginamos.

Lembre-se de jogar seu lixo na lixeira.

Jogar talco no vaso sanitário ajuda a identificar vazamentos de água

VERDADE! Coloque um pouco do produto dentro do vaso sanitário (não dentro da caixa acoplada) e espere. Se desaparecer é sinal de problema, vish.

Provavelmente há um vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Isso pode comprometer a economia de água no banheiro.

Outro teste é encher um balde com água e despejá-la no vaso sanitário. Isso fará com que a água fique em um nível bem baixo. Aguarde 20 minutos e, sem acionar a descarga, veja se o volume de água aumentou. Caso isso ocorra, há vazamento.

Colocar uma garrafa na caixa acoplada ajuda na economia de água

VERDADE! Uma garrafa PET com água e um pouco de cascalho dentro da caixa acoplada ocupará um espaço que seria da água e fará com que o volume de água necessário para encher a caixa diminua, sem alterar a pressão.

Porém, essa gambiarra pode falhar e gastar desnecessariamente ainda mais água.

Soluções caseiras podem até parecer à opção mais fácil e econômica, mas hoje, com inúmeras inovações no mercado, é possível poupar ainda mais.

Para isso, conheça a nossa linha completa de mecanismos de descarga para caixa acoplada. Garanta a limpeza completa do vaso sanitário e economia de água.

Na foto é possível ver um dedo acionando o botão de descarga da caixa acoplada. O botão possui acabamento prateado e a descarga branco.A descarga é uma das principais formas de economia de água no banheiro.

Fechar a janela do banheiro enquanto toma banho ajuda a economizar água:

VERDADE! Quando você fecha a janela do banheiro no momento do banho é possível manter o ambiente aquecido.

Assim, a água esquenta mais rápido e você diminui o tempo do banho.

Além disso, é possível diminuir a temperatura da água e, consequentemente, economizar energia (já que 90% da energia no território brasileiro provém de hidrelétricas). Mas não se esqueça de abri-la novamente ao final do banho, para garantir a ventilação do cômodo.

Fazer xixi no banho economiza água:

MITO! A economia de água ao fazer xixi durante o banho pode até existir, mas é pequena, e pode gerar mais gasto de água, já que será necessário fazer mais lavagens na área do banho para evitar o mau cheiro da urina.

Na foto é possível ver uma janela em uma área de banho. Abaixo dela uma prateleira acomoda quatro frascos de produtos de limpeza. Ao lado um chuveiro e os registros.A Astra possui uma linha completa de esquadrias de alumínio, as peças dispensam pintura e possuem alta resistência à oxidação

Gostou do conteúdo? Confira também nosso texto sobre como economizar água em casa.