fbpx

4 dicas simples de cuidados com as roupas em meio a pandemia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

A possibilidade de infecção pelo novo coronavírus por meio das roupas não é descartada por especialistas. Virologistas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), integrantes do centro de pesquisa em vacinas, afirmam que, de forma geral, o tempo de sobrevida do vírus em tecidos é de 72 a 96 horas.

Mas não é necessário entrar em pânico. Com a flexibilização da quarentena em diferentes regiões do país e o aumento no fluxo de pessoas circulando pelas ruas, adotar algumas medidas, como evitar o contato com diferentes superfícies, higienizar as mãos com frequência, fazer o uso de máscaras protetoras, manter o distanciamento e realizar a higienização correta das roupas, reduz expressivamente os riscos de infecção.

Por isso, separamos algumas orientações para você cuidar das suas roupas durante a pandemia. Confira a seguir:

 

 

 

1-    Tire as roupas e tome um banhoRetirar a roupa suja e tomar um bom banho são os protocolos a serem seguidos assim que se chega em casa. Só depois disso – e de desinfetar corretamente os objetos manuseados por você enquanto estava na rua – está liberado se relacionar com os outros moradores da residência.

2-    Armazenamento: Coloque sempre suas roupas sujas para lavar, de preferência em um cesto separado das peças de quem não teve contato externo. Nunca fique andando pela casa com a roupa suja, nem reutilize alguma antes da lavagem.

Uma dica para esse período de pandemia é optar por cestos de roupas que tenham compartimentos internos menores para guardar as máscaras que você utilizou durante o dia, assim elas não têm contato direto com as demais peças.

 

 

3-    Lavagem: Água e sabão em pó, utilizados normalmente nas lavagens, são suficientes para eliminar o vírus das roupas. Se você preferir, antes de colocar na máquina de lavar roupas, deixe as peças de molho em bacias com um pouco de alvejante, principalmente as máscaras de pano utilizadas diariamente.

 

 

 

4-    Secagem: O processo de secagem no sol ou na secadora, bem como passar as roupas com ferro, contribui para eliminar algum vírus que eventualmente tenha sobrado.

Caso você esteja convivendo com alguém infectado pelo coronavírus, fique atento! É preciso redobrar a atenção ao manusear os trajes de quem está doente, porém é totalmente possível fazer isso com segurança.

  • As roupas sujas do infectado devem ser colocadas em um saco plástico e armazenadas separadamente.
  • Utilize luvas durante o manuseio dessas roupas.
  • A lavagem também deve acontecer separadamente, reduzindo as chances de contaminação. Assim como em outras peças, água e sabão bastam para matar o vírus.

Dica bônus

  • Tire os sapatos antes de entrar, já que eles podem acumular sujeira e resíduos de ambientes externos.
  • Para higienizá-los, lave-os com água e sabão ou passe álcool gel em toda a superfície e deixe secar ao sol.

Leia também:

Dicas simples para cuidar das roupas