fbpx

4 dicas para uma volta às aulas mais organizada

Com um pouco de planejamento o retorno escolar pode ser mais tranquilo

Volta às aulas da criançada é sempre uma delícia. Material escolar novinho e uniforme pronto para o uso. E o melhor de tudo: ver os pequenos crescendo e se desenvolvendo nos estudos. Para alguns papais esse momento pode ser caótico, mas com um toque de organização e um pouco de planejamento, o começo e o andamento do ano letivo serão mais sossegados e divertidos.

Confira a seguir algumas dicas para um retorno mais tranquilo e prático:

Não se esqueça de criar uma rotina: é importante criar uma rotina para que as crianças possam se desenvolver e criar responsabilidades ao longo do ano letivo. Procure separar direitinho o horário para a realização de cada tarefa diária, como os deveres de casa, brincadeiras, tempo de convívio familiar, refeições, higiene e hora de dormir. A administração do tempo evita correria desnecessária e estresse, tanto por parte dos pais, como das crianças.

 

 

Itens organizadores: eles são a chave para manter a ordem! Escolha prateleiras para organizar livros, caixas organizadoras para dispor folhas soltas, o porta-talher da sua cozinha para agrupar lápis e pincéis. Organizadores com tampa são uma ótima alternativa para arrumar canetinhas, giz de cera e algumas tintas. Ainda, vale colocar uma lixeira pequena próxima ao cantinho de estudos para o descarte de papel. Com esses itens cada coisa fica em seu lugar.

Você pode adquirir esses objetos em cores lúdicas, que vão tornar a decoração do quarto e a lição de casa mais divertidas.

 

 

Pense em um cantinho dos estudos: necessário para estimular o desenvolvimento das crianças, um espaço para os estudos no próprio quarto promove mais privacidade e menos distrações no momento da realização dos deveres de casa. Invista em uma mesa espaçosa, uma cadeira confortável e iluminação adequada. Além disso, crie o hábito da criança organizar o cantinho de estudos diariamente.

Atenção com o horário: é essencial evitar atrasos! Por isso, procure sempre organizar no dia anterior a mochila, lancheira e o uniforme do pequeno. Prepare o café da manhã (se a criança estuda no período da manhã) ou o almoço (se a criança vai à escola à tarde) com antecedência. Por último, se você mora longe da escola, vale a pena sair alguns minutinhos mais cedo para que seu filho não chegue atrasado.

Com essas dicas fica muito mais fácil deixar tudo prontinho para o início das aulas. Bom retorno :)