10 itens do dia a dia que devem ser trocados com frequência

Descubra a hora certa de substituir alguns objetos

Não costumamos determinar um prazo de validade para os itens da nossa casa, mas os que são usados constantemente no dia a dia precisam ser trocados com regularidade, seja por questão de saúde ou por perda de eficiência.

Descubra alguns objetos que precisam ser substituídos habitualmente em casa:

  1. Escova sanitária: Por ficar muito tempo exposta à umidade e à sujeira excessiva, esse objeto acumula muitas bactérias, por isso o ideal é fazer a troca do refil pelo menos três vezes durante o ano.
  2. Tapete de banheiro: Por estar exposto à umidade constante, o ideal é retirar semanalmente esse item para lavar. Por isso, procure manter sempre dois jogos para que um substitua o outro.
  3. Escova de dente: Devem ser trocadas a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem desfiadas, já que depois desse período, as escovas se tornam menos eficientes na remoção da placa bacteriana. Ainda, é recomendada sempre a troca depois de uma gripe ou qualquer infecção bucal, pois os germes se alojam nas cerdas.
  4. Esponja de louça: Com o passar do tempo de uso esse item vai ficando cada vez mais mole e fino, perdendo sua capacidade de limpeza. Logo, sua troca varia conforme sua utilização, mas o ideal é que seja feita a cada 30 dias.
  5. Toalha de banho e rosto: Por conta da alta proliferação de fungos e bactérias causadas pela umidade, é necessária a retirada a cada três dias para lavagem. Além disso, após cada uso diário, elas devem ser estendidas, para que sequem rápido.
  6. Assento sanitário: Por questões de higiene e estética, troque esse produto a cada 5 anos ou sempre que estiver danificado pelo mau uso, mantendo, assim, um ambiente sempre agradável, limpo e bonito.
  7. Tábua de carne: A troca desse produto pode ser feita a cada 6 meses ou quando houver aberturas e frestas que acumulem alimentos. As aberturas dificultam a higienização, e ainda favorecem a proliferação de fungos e bactérias, que poderão ser transferidos para o alimento durante a utilização.
  8. Sifão: Por conta de vazamentos, entupimentos e o mau cheiro, recomenda-se a troca do produto aproximadamente de 3 a 5 anos de uso, e as vedações anualmente. Porém, tudo depende do estado de conservação e do tipo de rejeito que passa pela peça.
  9. Cortinas de banho: Por estarem em um ambiente com muita umidade e pouca ventilação, as cortinas encardem e mofam com facilidade. Por isso, as cortinas de plástico devem ser substituídas pelo menos uma vez ao ano por uma nova. Os modelos de tecido, como os da Astra, podem ser lavados em máquina e, por isso, não precisam ser trocados por novas peças se não estiverem danificados. As cortinas de tecido devem ser retiradas semanalmente para lavagem.
  10. Ralos para Pia e Lavatório: Com o passar do tempo esse produto vai se desgastando e acaba perdendo sua função de reter alimentos, o aconselhável é troca-lo uma vez por ano.